O que é o PROUT?

[vc_row][vc_column width=”1/1″][lead align=”left”]A Teoria da Utilização Progressiva (PROUT) foi formulada por P. R. Sarkar, um pensador social, activista e filósofo indiano. Reconhecendo as deficiências dos modelos económicos existentes, Sarkar propôs um novo sistema económico, dedicado a atender às necessidades tanto das pessoas como do planeta.[/lead][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][heading]A Economia PROUT[/heading][vc_column_text]PROUT apoia uma economia de mercado que atenda às diversas necessidades dos indivíduos e da sociedade como um todo, sem comprometer o nosso equilíbrio ecológico. Enquanto que o capitalismo está focado na maximização dos lucros para beneficiar alguns, a economia de PROUT procura construir riqueza para todos. O seu objectivo é elevar o padrão de vida para que as pessoas possam satisfazer as suas necessidades básicas, bem como ter acesso a recursos para satisfazer as suas aspirações intelectuais, artísticas e espirituais mais elevadas.

Para alcançar tal economia tão próspera, PROUT baseia-se no princípio da máxima utilização e da distribuição racional. A utilização máxima é o fornecimento adequado sustentável de produtos e serviços para consumo humano, utilizando os meios possíveis mais eficazes e eficientes em termos de custos. Isso inclui o uso de tecnologias avançadas, amigas do ambiente, tecnologias de reciclagem permanente, para maior produtividade, para manter um equilíbrio entre procura humana e ecossistemas saudáveis. Compreende também o planeamento económico local coordenado para evitar a duplicação e maximizar a cooperação.

A distribuicão racional refere-se ao lado da procura da economia. De acordo com PROUT, uma economia saudável deve proporcionar emprego a 100% da população trabalhadora, para que possam adquirir bens e serviços básicos no mercado. Além disso, salários e rendimentos adequados são essenciais para sustentar as crescentes exigências e necessidades da população. Para assegurar uma economia dinâmica, PROUT sugere um sistema de incentivos para motivar e recompensar trabalhadores altamente capazes e empreendedores. Finalmente, a distribuição racional também inclui a distribuição de recursos àqueles com necessidades especiais, que são incapazes de participar no mercado de trabalho.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column column_colour=”#aabdc4″ scroll_animation=”fadeInLeft” width=”1/1″][heading text_color=”text-light”]Implementação de PROUT[/heading][vc_column_text text_color=”text-light”]A descentralização económica é uma característica fundamental de PROUT para construir uma economia sustentável de baixo para cima. As economias locais, ou regiões socioeconómicas, são projectadas em torno do potencial económico comum, das semelhanças culturais e das características geográficas partihadas.

Os residentes locais têm o poder de gerir os conselhos de planeamento económico local do nível de bloco para cima. Esse tipo de políticas vai garantir que as economias locais, autosuficientes, que atendam às necessidades actuais e futuras das suas populações, possam crescer de forma saudável e sustentável. Guiados pelos princípios da democracia económica, os blocos e as regiões vão priorizar as empresas locais em detrimento dos interesses comerciais externos, que tendem a extrair riqueza das economias locais. Para alcançar 100% de emprego, os empregos são priorizados para todos os residentes “locais”.

PROUT sugere um reestruturação completa da economia, através do seu sistema económico de três níveis, que desempenha um papel essencial na descentralização da economia. Neste sistema, cada região desenvolve 1) pequenas empresas privadas, 2) redes de produção, distribuição e cooperativas de consumo, e 3) indústrias-chave dirigidas pelo estado (por exemplo, electricidade, gás, etc.). Esta estrutura oferece oportunidades de empreededorismo e inovação para pequenas empresas, ao mesmo tempo que estabelece cadeias de valor de cooperativas que criam bastante emprego, democratizam o local de trabalho, apoiam as comunidades  e controem autosuficiência nas regiões. As indústrias-chave administradas publicamente apoiam a economia local, oferecendo serviços acessíveis e matérias-primas acessíveis.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][heading]Principais Características de PROUT[/heading][simple_icon_list size=”big”][simple_icon icon=”fa fa-heart” title=”PROUT expande o conceito de humanismo além da preocupação com o bem-estar humano, para uma preocupação com o bem-estar de todos os seres vivos.”][simple_icon icon=”fa fa-dot-circle-o” title=”PROUT é uma alternativa holística às filosofias materialistas como o anarquismo, socialismo e capitalismo.”][simple_icon icon=”fa fa-male” title=”PROUT é concebido para servir toda a expressão da natureza humana – as necessidades físicas, mentais e espirituais da humanidade – de forma equilibrada e integrada.”][simple_icon icon=”fa fa-book” title=”PROUT transcende o espectro político da esquerda-direita e reconhece a contribuição positiva de muitas filosofias sociais.”][simple_icon icon=”fa fa-users” title=”A ideia de progresso de PROUT não se baseia unicamente na mudança material e tecnológica, mas na melhoria do bem-estar dos seres humanos.”][simple_icon icon=”fa fa-globe” title=”PROUT afirma que o bem-estar dos indivíduos está no desenvolvimento do colectivo, e que o bem-estar colectivo está no desenvolvimento dos indivíduos.”][simple_icon icon=”fa fa-map-marker” title=”PROUT supports a decentralized economy and proposes a fundamental shift in the locus of economic, social and cultural power from transnational corporations and nation-states to local and regional levels. “][simple_icon icon=”fa fa-money” title=”PROUT rejeita o lucro como o motivo principal da actividade económica. Embora as empresas precisem de ser lucrativas, os seu objectivo principal deve ser fornecer bens e serviços que atendam às necessidades mutáveis da sociedade.”][simple_icon icon=”fa fa-check” title=”PROUT não é uma economia de mercado livre nem centralizada; defende uma economia de mercado regulada e planeada.”][/simple_icon_list][/vc_column][/vc_row]